Longe das barracas por algum tempo mas sempre em busca de uma aventura e dessa vez no "estrageiro". Fomos presenteados com alguns dias em Santigo no Chile e como estaríamos alí, do ladinho das Cordilheiras dos Andes por que não encaixar em nosso roteiro uma pequena aventura.
Pesquisamos muito e chegamos à um guia chamado Jorge (http://www.jorgeexcursiones.cl/), além de muito bem recomendado em sites e blogs de montanhistas e viajantes, como no site mochileiros.com, o Jorge também tem valores bem mais atrativos do que as grandes empresas turísticas que atuam em Santiago e roteiros muito mais interessantes do que apenas Valparaíso e Vale Nevado.
Jorge de vermelho e Miguel de azul |
Depois de alguns e-mails fechamos o que seria nossa aventura, um trekking de 8 horas no monumento nacional El Morado à 3.800 metros de altura. Ficamos empolgados com as imagens e vídeos de pessoas que já visitaram esse lugar, mas no dia anterior ao nosso embarque a decepção, havia nevado muito na região e o parque estava fechado para passeios, apenas montanhistas profissionais e muito bem equipados poderiam passar e esse não é o nosso caso.
Assim que chegamos em Santiago, entramos em contato com o Jorge para tentar remarcar esse ou qualquer outro trekking durante os dias em que estaríamos lá mas tudo levava a crer que não seria possível pois não tinha pessoas suficiente para fechar um grupo. Como esperança é a última que morre e como somos brasileiros e não desistimos nunca, depois de muita espera o Jorge resolveu nos levar para um passeio exclusivo nas montanhas. O fato é que no dia anterior ao passeio choveu em Santiago e consequentemente nevou muito nas montanhas então qualquer possibilidade de trekking estava cancelada mas isso era bom porque veríamos paisagens raras nessa época do anos.
As 8:30 do dia 15 de Outubro fomos para o ponto de encontro onde o Jorge nos aguardava junto com o Miguel, o motorista da van. Nosso destino era a região de Cajón del Maipo, e depois de uns 40 minutos chegamos à cidade de San José de Maipo onde fizemos uma parada na praça para um café e um banheiro e e depois continuar subindo as montanhas sentido o Monumento El Morado, mas não entraríamos no parque.
Realmente a paisagem era muito bonita. Ainda em San José de Maipo passamos por muitos parque as margens do rio com áreas para piquenique e camping, o que eu particularmente gosto pouco né? Fiquei doido com o que vi, tive vontade de ficar por ali mesmo mas quanto mais subiamos a paisagem ia se transformando com os primeiros sinais de neve sobre o telhadinho de uma casa ou sobre um carro, nas plantas e árvores no acostamento até que toda a paisagem foi tomada pela neve, sem contar as montanhas que nos faziam parecer formiguinhas.
O Jorge nos explicou que essa paisagem sofreria uma mudança até o final do dia, a neve nas partes baixas derreteriam pois nessa época do ano os dias são quentes e quando neva o desgelo é bem rápido. No caminho era possível ver muitas cachoeiras pequenas nos imensos paredões das montanhas que se formavam devido ao desgelo.
Já em meio a bastante neve encontramos uma linda cacheira bem grande, encostamos para caminhar até ela.
Depois de muitas fotos e de momentos de contemplação das maravilhas da natureza voltamos para o carro e continuamos à subir até chegar na entrada do Parque El Morado já bem perto do vulcão. Isso mesmo um vulcão em atividade. Em todo o caminho que fizemos haviam placas que informavam rota de evacuação. Para quem vive ali isso é normal já pra nós não. Aproveitamos para tirar mais fotos e retornamos.
Vulcão |
Vulcão |
E foi com esse visual maravilho que nos despedimos. Sem dúvida o momento mais esperado de nossa viagem. Super indicamos se você for ao Chile reserve um dia de sua agenda para conhecer essa região.
Camping & Família
Que aventura bacana pessoal! Lugares maravilhosos...Imagino aquele friozinho, neve, e claro, um bom vinho para fazer companhia! Conheceram algum camping legal por lá?
ResponderExcluirGrande abraço à todos.
Salve pessoal.
ExcluirInfelizmente não mas vimos várias placas indicando locai para camping.
Abração
Ricardo & Família
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirBelíssimo programa, Ricardo. Lindas fotos...
ResponderExcluir